quarta-feira, 28 de julho de 2010

OCA: um lugar de encontro!!




Encontro de brincadeira
brincar de encontrar
encontrar o amigo
de fazer junto
de estar junto
de se despedir
de lembrar....
de ter saudade!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

A OCA na OCA!!!

Os Índios Pataxós, os donos da terra, participaram ativamente do Congresso Internacional de Criança e Adolescente que aconteceu em Coroa Vermelha (Porto Seguro).
Não é difícil imaginar o quanto os Pataxós já sofreram de influência de outras culturas, mas apesar de todas adversidades, foi possível perceber a luta incansável pelo resgate das tradições do seu povo!
Como donos da terra, eles foram convidados a participar do evento. Dentre tudo que foi dito, falaram da participação das crianças na Tribo, de suas brincadeiras e da relação adulto/criança.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

Produto feito a mão III: Móbiles

Nesta experiência, as crianças produziram móbiles de feltro e contas coloridas.
A produção partiu de um projeto, antes de confeccionarem o móbiles, puderam criar e experimentar os modelos em papel para depois de confirmado o resultado passarem para o feltro.


Na produção, utilizaram técnicas de costura e colagem.


Para o grupo de crianças de 3 e 4 anos, o modelo foi diferente.
Formas em papel e feltro já estavam previamente cortadas e elas também puderam cortar outras a seu gosto. Depois coloram, escolheram e enfiaram as contas no nylon.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma tarde com o Chef!!!

Fechamos o nosso Ateliê de Férias com chave de ouro!!!!
Passamos uma tarde muito agradável no Restaurante Saúde Brasil, que além de ser referência em Salvador pela proposta de comida saudável, tem uma equipe muito competente e amável!!! Principalmente o Chef Cesar, que demonstrou uma sensibilidade incrível com as crianças, ao mesmo tempo que preparava a massa, explicava sobre os ingredientes, brincava com as crianças e ainda administrava momentos de muita excitação e euforia da meninada!!!


Antes do Chef começar, João Telles, o anfitrião da casa, nos recebeu para um bate-papo sobre alimentação saudável. Falou da importância de observarmos o colorido do nosso prato ao comermos, pois, quanto mais colorido estiver, mais nutrientes vamos ingerir.


Nossos chefs mirins adoraram a experiência!! Observaram todos os detalhes e depois de botaram a mão na massa, acompanharam o chef na cozinha, onde ele explicou o funcionamento e respondeu perguntas dos pequenos chefs.




Chef Cesar, sempre sorridente!!

E finalmente o momento da degustação!!!
Nosso cardápio foi: esfirra e torta de ricota e cenoura e pizza marguerita.
Como já comentamos num post anterior, é incrível como as crianças que participam de momentos como esses passam a provar novos sabores. Elas experimentam, gostam e adquirem nossos hábitos alimentares. Que bom!!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Produto handmade das férias II: bonecos de feltro!!

Quando planejamos a confecção de um produto sempre imaginamos como vai ficar, mas é incrível que o produto final sempre vai além das nossas expectativas!!
Esses bonecos de feltro ficaram maravilhosos!!! Cada criança pôde explorar bastante sua criatividade, apareceram bichinhos, meninas, meninos...enfim, nossa proposta inicial sempre é modificada e isso é maravilhoso!! Porque confirmamos que nossa metodologia promove e provoca a inquietação da criança para a criar, construir, desconstruir...



Após os benecos prontos, fizemos uma rodada para cada um criar a sua história!! Cada boneco tinha um nome, gostava de tais coisas e não gostava de outras.
Interessante que todos bonecos adoravam verduras, frutas e sopas!!!





Produto handmade das férias I: Livro de brochura

Tivemos a idéia de fazer um livro de brochura para registrarmos as receitas da nossa experiência no Restaurante Saúde Brasil, mas outras idéias legais também surgiram, como livro de viagens, de poesia e diário.
Então cada criança resolveu usar seu livro ao seu modo... e o resultado foi esse!!! Olhem que lindas!!!!


Muita concentração na produção!!

A variedade de material para a confecção permitiu que cada um deixasse sua marca com seu toque especial!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...